Air Badminton é = ao Badminton?

Este ano de 2020 chegou com muitas novidades!

Umas boas e outras nem tão boas assim. Quando nós íamos imaginar que teríamos que ficar em isolamento por mais de 3 meses, sem poder sair de casa, sem poder ir ao parque, sem poder jogar badminton, beach tennis, crossminton, frescobol?

O COVID-19 veio e provocou mudanças e algumas vão permanecer após tudo isso passar.

Mas vamos falar de coisas boas que aconteceram em meio a pandemia.

No mês de março foi lançada pela Federação Internacional de Badminton (BWF) a mais nova modalidade de raquete com peteca: Air Badminton.

A proposta desta nova modalidade é proporcionar uma primeira boa impressão para os praticantes iniciantes que se aventuram a jogar badminton ao ar livre.

Com o objetivo de trazer mais pessoas para a prática esportiva de raquetes a BWF desenvolveu por 5 anos este projeto de peteca: airshuttle.

A airshuttle é uma peteca com designer e aerodinâmica próprios. Foi desenvolvida para permitir jogos ao ar livre com pouco vento.

Mas será que o Air Badminton é igual ao Badminton?

Penso que apesar das semelhanças, apesar da raquete ser a mesma e a quadra ter alguma similaridade, são duas práticas esportivas diferentes, que tem alguns elementos em comum.

O Badminton todo mundo sabe, é uma modalidade olímpica de raquete que é praticada indoor. A peteca do badminton pesa por volta de 6 gramas e é muito vulnerável ao vento, sendo assim a sua prática fica restrita aos locais fechados e sem circulação de ar, para não atrapalhar a trajetória da peteca.

Desta forma o jogo de Badminton apresenta dinâmicas que são específicas da modalidade. Uma variedade de golpes, ofensivos e defensivos, que proporcionam um jogo dinâmico, onde um dos objetivos, táticas principais é trazer o adversário para perto da rede com alguns golpes como o dropshot e netdrop. Toda essa precisão e refinamento da técnica dos golpes do badminton só é possível em um ambiente indoor.

Já a nova modalidade Air Badminton foi pensada para ser praticada ao ar livre, em diferentes tipos de piso e resistindo a interferência do vento. Mas para que o jogo aconteça de forma dinâmica algumas adaptações foram feitas, como por exemplo, criar uma zona morta próximo a região da rede.

Desta forma, o objetivo tático de colocar petecas próximo da rede não se aplica nesse jogo. A própria estrutura da airshuttle não permite a execução de certos golpes do badminton. Vamos aproveitar todo o conhecimento, toda experiência que temos com o badminton e fazer adaptações para essa nova prática.

O objetivo maior é fazer com que mais pessoas conheçam e se interessem por mais uma prática esportiva de raquete que pode ser praticada ao ar livre.

A dica para quem já praticava badminton e está ansioso por jogar Air Badminton é:

  • Vá com a intenção de se divertir e procure experimentar a modalidade como uma nova experiência, um novo jogo, uma nova prática.

E você, já experimentou? Me diz o que achou?

Vamos juntos descobrir as possibilidades desta nova modalidade.

Sandra Sorpreso

Club Racket

Comente!

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcado com *