CLEAR – OVERHEAD STROKE

Rebatendo overhead (rebatida realizada com o braço acima da cabeça) você pode fazer diferentes golpes com quase os mesmos movimentos dependendo do seu objetivo.

3º Ranking ICO Per Hjalmarson – Suécia (SWE)

Um “Clear” é um golpe alto rebatido para cair na parte de trás do campo do seu adversário.

Sob pressão, esse golpe lhe dá mais tempo de recuperação porque o speeder está no ar por um período mais longo.

6º Ranking ICO Melker Ekberg – Suécia (SWE)

O Clear leva o seu adversário para o fundo do campo e coloca você em uma boa posição para fazer um  ataque rápido e curto.

Você também pode jogar um underhand clear (rebater por baixo) estando na  linha da frente, para dar um lob, lançando o speeder atrás do seu adversário.

Underhand clear

Quando você for realizar um Clear, você precisa ser cuidadoso em relação a sua potência porque você não quer rebater para longe, para fora da quadra.

OBSERVAÇÃO

O Clear é um golpe overhead defensivo, ou seja, você irá utiliza-lo quando quiser recuperar o seu fôlego, depois de uma sequência intensa de forehand ou até mesmo depois de defender um smash.

Você também poderá utilizar o Clear quando quiser preparar uma jogada de ataque com mais tempo, tentando levar o seu adversário para o fundo da quadra.

O interessante deste golpe é que a sua movimentação é muito parecida com o drive overhead e até com o smash, a diferença vai estar no contato com o speeder, sendo assim este golpe também poderá servir de finta para possíveis jogadas ofensivas.

No link abaixo encontrei um vídeo bem legal, onde tem vários momentos que o jogo está gravado em slowmotion. Observem como os jogadores se portam durante o rally de jogo:

  • Posição básica de recepção,
  • Split step,
  • Service,
  • Drives de forehand e backhand,
  • Overhead drive, pois não pode ser considerado um smash, pois é sem potência,
  • Clear,
  • Smash.

Rally de Crossminton

No próximo e último post da série Golpes do Crossminton vamos falar sobre o golpe mais poderoso da modalidade:

  1. SMASH

Até o próximo post.

Sandra Sorpreso

Club Racket

Fonte: Teachers Guide Speedminton

Comente!

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcado com *