Desafio Crossminton

Nos foi dada uma pausa forçada onde teremos que ficar em casa, dentro de casa, sem sair.

Mas nós que somos pessoas ativas e amantes dos esportes de raquete não iremos ficar parados, ficaremos sim, dentro de casa porém vamos nos exercitar e nos informar sobre conteúdos do nosso esporte crossminton.

Teremos encontros semanais, às sexta-feiras via grupo Whatsapp e lá vamos trocar informações, dicas, conteúdos sobre a modalidade.

Ontem, sexta-feira dia 20/03/20 foi o primeiro encontro on-line e seguem abaixo os links compartilhados.

Estamos todos juntos porém separados!

20/03/2020

1º VÍDEO

BADMINTON FOOTWORK – 5 EXERCISES TO IMPROVE YOUR SPEED

O primeiro vídeo é uma sugestão de 5 exercícios para melhorar o seu deslocamento em quadra, um trabalho de movimentação de pernas que pode perfeitamente ser feito em casa.

O vídeo é destinado a jogadores de badminton, mas se encaixa perfeitamente para a modalidade crossminton.

2º VÍDEO

1 MINUTE SPEEDMINTON RALLY

Já o segundo vídeo é sobre um desafio, um rally com 92 rebatidas, para se conseguir tal feito é preciso regularidade e condicionamento cardio-respiratório, haja fôlego!

Infelizmente esse treino de regularidade não é possível ser feito dentro de casa! Mas vale observar que nesse desafio que é cooperativo entre os dois participantes, o jogador Per Hjalmarson que está de costas para quem está assistindo o vídeo tem uma posturra mais ofensiva e o seu parceiro tende a ser mais defensivo. Quando os dois tentam ser ofensivos, quase perdem a regularidade.

Legal observar neste vídeo:

  • Split Step, pequeno saltito que os jogadores fazem antes de rebater a peteca (speeder),
  • Movimentação dos braços no momento da rebatida, eles querem regularidade e não potência, sendo assim , o movimento do braço na fase de preparação para se fazer a rebatida acontece com elevação da cabeça da raquete, iniciando ao lado do corpo e seguindo acelerando para frente,
  • Para colocar velocidade no speeder, existe uma rápida aceleração realizada pelo antebraço e finalizando no punho, ou seja, pouca amplitude do ângulo do braço com o tronco,
  • O jogador Per, que tem uma postura mais ofensiva, quase sempre tem o seu pé direito mais à frente do corpo,
  • O jagador que está mais na defensiva, pouco se utiliza do split step e tem seus pés posicionados na mesma linha, uma base mais defensiva,

3º VÍDEO

CROSSMINTON -OPEN DIVISION FINAL LATVIAN 2017

O 3º e último vídeo é uma final de Simples Masculina de 2017, onde o jogador Petr Makrlink já começa a se destacar entre os melhores do Ranking da ICO.

Para quem tiver tempo e interesse vou disponibilizar em breve uns arquivos em PDF de uma pesquisa que eu mais dois professores Doutores em Educação física começamos a fazer em 2019.

Pretendiamos analisar a modalidade Crossminton para começar a publicar algo científico sobre a modalidade, sendo assim, pegamos um estudo feito com badminton para nos auxiliar.

A primeira análise a ser feita foi: Tempo de Rally X Tempo de Pausa (período entre o fim de um rally e início do próximo).

Quem assistir ao vídeo desta final vai perceber que é uma disputa bem equilibrada. Primeiro game quase 15 minutos de jogo, porém por volta de 9 minutos de rally e quase 5 minutos de pausa.

Também analisamos a quantidade de golpes e fizemos um Scout deste jogo, mas isso fica para outro dia.

Por hora espero que tenham curtido os vídeos e aproveitado as informações. Na medida do possível tente fazer alguma atividade física em suas residências, se manter ativo é muito importante para o sistema imunológico.

Comentários e dicas são sempre bem-vindos.

Um ótimo final de semana a todos.

Sandra Sorpreso

Club Racket

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