SMASH – OVERHEAD STROKE

Um “Smash” é um golpe angulado e rápido.

Rebatendo por cima (overhead) você tenta rebater o speeder diretamente para o chão dentro da quadra do seu oponente.

O smash é o golpe mais potente no Crossminton, é ótimo para fazer ponto, no entanto você tem que ter muita precisão.

3º Ranking ICO Per Hjalmarson – Suécia (SWE)

Realizando um smash você procura ser o mais potente possível, mas ainda tem que ser preciso.

 

A princípio, é mais fácil aprender os movimentos básicos do crossminton, mantendo o punho reto, concentrando-se nos movimentos dos braços, pernas e parte superior do corpo (mais parecido com um golpe de tênis).

Conforme você se torna mais avançado, usar seu punho como um chicote pode melhorar seu desempenho com qualquer tipo de golpe.

Mundial na Alemanha

OBSERVAÇÃO

Faço aqui algumas considerações que acredito serem importantes para a realização de um bom smash.

Como já foi dito é o golpe mais potente, para realizar este golpe dispendemos maior energia, sendo assim não é um golpe para ser utilizado a todo momento.

O ideal é realizar esse golpe quando estamos posicionados à frente do nosso campo, porque quanto mais afastado da linha da frente estivermos, mais força teremos que colocar neste golpe.

De pouco vai adiantar colocarmos força se não tivermos precisão, ou seja, um smash no centro do campo do adversário, será desperdício de energia.

Como na ilustração acima, se posicione à frente do seu campo para realizar o smash e direcione o mesmo para as laterais do campo adversário.

3º Ranking ICO Perl Hjalmarson – Suécia (SWE)

Você irá observar que no crossminton muitos jogadores saltam para realizar o smash. A intenção deste salto é colocar ainda mais potência no golpe, uma vez que este speeder terá que percorrer mais de 13 metros até cair no chão.

Pense bem antes de dar um Jump Smash em um jogo de simples, pois se o seu golpe não resultar em ponto o speeder poderá retornar para a sua quadra, antes mesmo de você ter finalizado o seu golpe. ou melhor, seus pés terem tocado o chão da sua quadra.

Jump smash

Abaixo selecionei algumas fotos do golpe smash para que possamos observar alguns detalhes para melhorar a nossa execução.

Preparação do Golpe: leve rotação do tronco para trás, o braço está semi-flexionado, cotovelo do braço que vai realizar o golpe está alinhado na altura do ombro, punho semi-flexionado e raquete atrás do corpo.

Execução do golpe: após o contato da raquete com o speeder o braço se estende, acontece uma leve rotação do ante-braço e pequena flexão do punho para criar o efeito chicote ao final da rebatida.

 

Finalização do golpe: o braço que realizou o smash segue fase de recuperação passando a frente do seu corpo e desacelerando até chegar ao lado oposto.

Assistam ao jogo do link abaixo, é um dos jogos do Japan Open 2016.

O Japão começou a praticar o crossminton tem pouco mais de 3 anos e a grande maioria dos seus praticantes vem da prática do Badminton.

Este video é referente ao 2º set, não sei se é final, mas o confronto é entre um Japonês X Alemão.

O Patrick Schusseler está na 22º Posição no Ranking da ICO, reparem como ele passeia pela quadra sem tanto esforço, na maioria das vezes apenas defende os ataques do seu adversário japonês e a grande maioria dos seus pontos não são resultado do golpe mais potente do crossminton: smash.

O jogador japonês realiza se não me engano uns 5 smashs durante este set e em apenas 1 deles faz ponto. Vocês vão reparar que do meio para o final do set o japonês se cansa e começa a desacelerar o seu jogo e evita de realizar tantos golpes ofensivos.

Quem será que vence este set?

Potência x Precisão x Regularidade x Paciência????

JAPAN OPEN 2016

Façam as suas próprias análises e transfira para o seu jogo.

A série dos golpes finaliza hoje com o smash, mas para 2019 ainda temos muito o que falar, seguem abaixo algumas outras variáveis que iremos tratar.

  1. FootWork,
  2. Tática de jogo,
  3. Scout.

Muito obrigada pela atenção e nos vemos nos próximos posts.

Sandra Sorpreso

Club Racket

#VemJogarCrossMinton

 

Comente!

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcado com *