Tensão das Cordas

Qual a tensão mais indicada para a minha raquete de crossminton?

A tensão é uma variável que exerce uma função importante. Em parte, é ela quem determina a relação controle e potência da jogada.

Em geral, para maior potência, a tensão do encordoamento deve ser mais baixa. Já para maior controle, tensões mais elevadas. Uma corda com baixa tensão se curva mais facilmente, o que gera mais contato e impulsiona o speeder com mais força. De forma oposta, uma tensão mais elevada proporciona uma batida mais controlada.

Nas raquetes de Crossminton da marca Speedminton é sugerido uma tensão de 12 kp até 18 kp.

No quadro (frame) das raquetes mais profissionais vem descrito algumas informações e dentre elas o mínimo e máximo de tensão recomendado. Geralmente essa informação em relação a tensão das cordas é descrito em libras.

Nas raquetes de Crossminton essa informação é descrita em Kp – KILOPONDS.

Para se ter uma ideia da relação entre kiloponds e libra-força, fica mais ou menos assim:

 1 kiloponds = 2.2046 Libra-força

Para as raquetes de Crossminton da marca Speedminton a sugestão é de 12 a 18 kp, ou seja, o mínimo de 12 kp (26,46 libras) até o máximo de 18 kp (39,68 libras).

Para fazer um comparativo com as raquetes de Squash, que apresentam um tamanho similar de frame (cabeça da raquete), a tensão média de uma raquete de squash está entre 27 e 28 libras.

Para as raquetes de Squash, acima desse referencial, a tensão já é considerada alta e inferior a 25 libras é considerada baixa.

Baseada nessas informações penso que o impacto do speeder nas cordas da raquete de crossminton é bem suportado e não representa um risco para  o rompimento  das cordas e nem tão pouco para a quebra do frame (cabeça), uma vez que podemos colocar até 39 libras.

Voltando a questão de tensão mínima e máxima sugerida, ao se utilizar destes dados de uma maneira mais profissional e clara existe uma grande oportunidade do jogador fazer um ajuste fino de sua raquete para que se encaixe em seu estilo de jogo, alterando a tensão da corda dentro de uma grande variação.

Na verdade, cada jogador, sabendo destas variáveis, deve buscar testar com qual tipo de tensão mais se adapta aos seus objetivos e ao seu jogo. A maior parte dos praticantes ocasionais não nota tanta diferença nesses valores. Contudo, entre os profissionais ou aqueles mais envolvidos no esporte estes detalhes fazem a diferença.

Vai aí uma dica, se você não gosta da performance da sua raquete, nunca pense em trocar por outra antes de testar cordas diferentes e tensões diferentes.

Algumas dicas interessantes para escolher a tensão do encordoamento da raquete são:

• Se você tem problemas no cotovelo ou ombros, melhor não utilizar tensões muito elevadas,

• A corda perde tensão por volta de 5 a 10% após ser encordoada. A corda também perde tensão a medida em que você joga. Logo, se você é daqueles que bate muito forte nas jogadas, pode ser interessante encordoar com uma ou duas libras acima da tensão que considera ideal,

• Outro fator a ser considerado é o tipo da cabeça e garganta da raquete. Isso influencia o tamanho das cordas principais (vertical). Quanto maior, como nas de garganta aberta/de formato lágrima/gota (“teardrop”), maior a tensão recomendada. Dependendo, portanto do tamanho e da quantidade de cordas principais, manipula-se a tensão.

Eu como praticante da modalidade e entendendo algumas variáveis: calibre e tensão das cordas, deixo aqui a minha reflexão, que ao se encordoar uma raquete de crossminton devemos avaliar a tensão das cordas não só pensando numa melhor performance mas  principalmente em melhorar o meu desempenho sem me lesionar.

Como comentei desde o primeiro post, esse tema cordas tem muitas variáveis a serem comentadas. Num próximo post vamos falar brevemente sobre os tipos de cordas, pois é um assunto muito técnico e para um bom entendimento somente os engenheiros têxteis especializados na área seriam os profissionais recomendados para tratar deste assunto.

E você praticante de crossminton, já chegou a uma conclusão? Sabe qual é a melhor corda  e tensão para o seu jogo? Compartilhe com a gente a sua experiência pelo e-mail sandra@clubracket.com.br ou deixe o seu comentário neste post.

Muito obrigada pela atenção e nos vemos no próximo post.

Sandra Sorpreso

Club Racket

Fonte: Confederação Brasileira de Badminton, Blog dos Squashistas, Speedminton.

Pontos Principais:

  • Maior tensão = Maior controle.
  • Menor tensão = Maior potência.
  • 26 – 39 lbs – Tensão sugeridas para raquetes de Crossminton.
  • Kp = Kiloponds

 

 

 

 

Comente!

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcado com *